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Check-in digital e filtros de ar: a nova realidade das viagens aéreas

Check-in digital e filtros de ar: a nova realidade das viagens aéreas – Aos poucos, as companhias aéreas estão retomando seus horários de voos ao testemunhar uma retomada da demanda. Para tornar a viagem segura, as três maiores empresas brasileiras mudaram a distribuição de lanches e bebidas, incentivaram o check-in digital e intensificaram a limpeza de aeronaves.

A Azul diz que o tráfego das viagens de passageiros em julho aumentou 40,7 por cento em relação a junho. A capacidade ofertada cresceu 33,3% no mês. No entanto, no mesmo período de 2019, ainda há uma diferença significativa: a demanda em julho foi 77,6 por cento menor do que há um ano e a capacidade caiu 75,7 por cento. A companhia aérea alcançará 407 voos em setembro. Antes da pandemia, era de aproximadamente 900 por dia.

Na Gol, a demanda cresceu 114% e a oferta cresceu 117% em julho em relação a junho. Em comparação com o ano passado, houve uma queda de 80,2 e 78,5 por cento, respectivamente. Em agosto, a Gol está atendendo 90 por cento de seus destinos domésticos.

A LATAM está gradualmente retomando seus voos. No Brasil, antes da pandemia, a empresa operava em média 750 voos diários. Em abril e maio de 2020, operava 5% de sua capacidade pré-pandêmica, com uma média de 35 voos diários no país. Em julho, sua operação atingiu em média 110 voos diários. Para os meses de agosto e setembro, o plano é atingir 50% da rede e chegar a 244 voos diários até o final de setembro.

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Viagens

As principais medidas de segurança implementadas pelas companhias aéreas estão listadas abaixo:

Máscaras e Viagens

O uso de máscaras é uma das medidas de segurança mais básicas. “A obrigação de usar máscaras se tornou uma questão de segurança coletiva e não uma decisão individual”, diz Gol. “A medida proporciona maior segurança a bordo e reduz as chances de contágio até de indivíduos assintomáticos”, diz Azul.

Outras proteções para as Viagens

Além das máscaras, as companhias aéreas estão distribuindo luvas para pessoal aéreo e terrestre e distribuindo estações de desinfetante para as mãos para todos. A Azul também mede a temperatura de sua tripulação antes de cada turno.

Check-in digital

Para evitar filas no balcão de check-in, as empresas estão direcionando os passageiros para a realização do procedimento por meio do App ou da Internet. Na Gol, o check-in é liberado com 48 horas de antecedência. Na Azul, uma vez realizado o check-in pelo App, o passageiro não precisa mais manusear papéis ou passar pelos balcões de check-in.

A LATAM utiliza tecnologia de videoconferência em alguns aeroportos (por enquanto, Congonhas, Santos Dumont e Vitória) para atender os passageiros sem necessidade de contato físico.

Embarque e pouso organizados

Não há mais aglomeração na fila para embarque, ou ficar em pé e esperar no corredor após o pouso. As companhias aéreas estão organizando esses procedimentos e organizando a entrada e saída de aeronaves em filas.

Mudança de ar

As aeronaves são equipadas com sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,9% das partículas microscópicas, como bactérias e vírus, renovando o ar da aeronave a cada três minutos.

Serviço de bordo

As empresas optaram por distribuir lanches e bebidas no final do voo, no pouso, para garantir o uso de máscaras durante todo o voo. As bebidas vêm em embalagens plásticas ou latas fechadas, que dispensam o manuseio da tripulação, e todos os itens servidos são higienizados antes do embarque no avião.

Cobertores e fones de ouvido

A Azul manteve a distribuição de cobertores e travesseiros nos voos internacionais, atendendo aos requisitos legais. No entanto, devido às novas medidas de higiene implementadas, a entrega de auscultadores foi suspensa e a Azul aconselha cada cliente a usar o seu.

Banheiros nas viagens

A LATAM bloqueou o banheiro frontal da aeronave para uso exclusivo da tripulação, a fim de minimizar o contato com os passageiros.

Sanitização reforçada

Medidas adicionais de limpeza e saneamento também foram implementadas durante as paradas em solo e pernoites. A limpeza é realizada com maior cuidado nos assentos e poltronas, cintos de segurança, bandejas, interruptores de luz e chamada, bolsos dos assentos, piso e paredes. Banheiros e bagagens de cabine também são limpos a cada voo.

Durante a limpeza profunda e minuciosa da aeronave, que é feita à noite, os tapetes, locais de trabalho da tripulação, como a cabine e a cozinha, e os lavatórios são completa e totalmente desinfetados.

O processo de limpeza noturno foi otimizado com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as cozinhas de serviço e todas as áreas de uso interno da cabine, incluindo a dos pilotos.

Fonte: Exame

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