Veja 10 Dicas do que se Esperar em um Aeroporto

Vai voar pela primeira vez ou não voa há algum tempo? dependendo das companhias aéreas, pode ser difícil saber o que esperar no aeroporto quando você chegar para o seu voo.

Não podemos garantir uma viagem sem problemas ao aeroporto, mas um pouco de preparação pode ajudar bastante a saber o que esperar. Leia nossas dicas para encarar sem problemas o próximo voo.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre como obter um passaporte

1.O que esperar da segurança no aeroporto

Nos últimos anos, a houve grandes mudanças no processo de rastreamento de segurança aeroportuária com a introdução de scanners de corpo inteiro “aprimorados”.

No aeroporto, você pode ter que tirar os sapatos, jaquetas, cintos e qualquer coisa no bolso antes de passar pela segurança.

Os laptops também precisam ser removidos de seus estojos e colocados em uma bandeja para a triagem. (Dispositivos menores, como tablets, telefones e câmeras, podem ser deixados na bagagem de mão.)

2.Taxas para bagagem despachada

A maioria das companhias aéreas cobra uma taxa aos passageiros para despachar uma única mala em um voo doméstico.

Muitas companhias aéreas também estão cobrando taxas para despachar malas em alguns vôos internacionais. Aprenda a evitar essas cobranças.

3.Efetuando check-in

Para voos domésticos, você deve estar no aeroporto pelo menos duas horas antes da partida do seu voo, se planeja verificar a bagagem.

Se você estiver levando apenas uma bagagem de mão, aguarde pelo menos 90 minutos. Se você estiver viajando para um destino internacional, chegue pelo menos três horas antes.

Durante os horários de pico de viagem, como feriados, permita ainda mais tempo no aeroporto – talvez 30 a 60 minutos extras.

4.Verificar informações sobre o aeroporto

A maioria dos aeroportos possui guichês de autoatendimento que agilizam o processo de check-in. Ainda melhor, você geralmente pode usar o site da sua companhia aérea para fazer check-in on-line até 24 horas antes da hora de partida programada.

Em seguida, você pode imprimir seu cartão de embarque em casa ou fazer o download para o seu telefone. O check-in antecipado não é apenas uma economia de tempo, mas também pode significar uma melhor seleção de assentos.

5.Estacionamento do aeroporto

Se você estiver dirigindo para o aeroporto, não deixe de reservar tempo suficiente para encontrar uma vaga de estacionamento e ir do seu carro até o terminal (que pode literalmente estar a quilômetros de distância).

Alguns aeroportos oferecem informações de estacionamentos em tempo real em seus sites, para que você possa verificar se estão cheios antes de partir.

6. Levando um documento

Para voos domésticos, basta uma carteira de motorista ou outro documento de identidade com foto emitido pelo governo no momento do check-in, segurança e embarque. Se você estiver viajando para fora do país, precisará de um passaporte.

Se você não fornecer uma identificação apropriada, poderá ser negado o embarque ou a remoção de um voo a qualquer momento.

7.Comodidades no aeroporto

As comodidades do aeroporto variam muito de cidade para cidade. Grandes aeroportos internacionais oferecem enormes praças de alimentação, shoppings e acesso à internet.

Enquanto os pequenos podem oferecer pouco mais do que algumas pequenas lojas e restaurantes

8.Atrasos e cancelamentos

Antes de partir para o aeroporto, verifique novamente o site da companhia aérea para garantir que seu voo esteja saindo conforme o planejado.

Você pode até configurar alertas de status de voo para serem enviados diretamente para o seu celular. Lembre-se de que as companhias aéreas não precisam compensar os passageiros por voos atrasados ​​ou cancelados.

Cada uma difere em sua política. A maioria irá reservar você no próximo voo disponível. Se o seu avião estiver atrasado, a companhia aérea poderá pagar por refeições ou por uma estadia em um hotel, pergunte.

Alguns não oferecem comodidades se o atraso for causado por mau tempo ou outras condições fora de seu controle.

9.Overbooking e Bumping

O excesso de reservas é legal e a maioria das companhias aéreas o fazem. No entanto, eles devem solicitar que as pessoas se voluntariem para receberem um voo se não houver assentos suficientes.

Se você for barrado involuntariamente, você deve receber uma declaração por escrito descrevendo seus direitos e explicando como a empresa decide quem entra em um voo de overbooking e quem não, e você pode manter seu bilhete e usá-lo em outro voo.

Se você optar por fazer seus próprios arranjos, poderá solicitar um “reembolso involuntário” para o bilhete. Você também tem direito à compensação, com algumas exceções.

10. Bagagem perdida ou atrasada

Se suas malas estão atrasadas, as companhias aéreas geralmente concordam em pagar despesas “razoáveis” até serem encontradas.

O valor está sujeito a negociação e você pode ter que lutar por isso. Se suas malas não forem encontradas, você deverá registrar uma reclamação, que leva algum tempo para ser processada.

É normal esperar de seis semanas a três meses pelo reembolso, embora algumas companhias aéreas sejam muito mais eficientes que outras. Cuidado com os prazos!

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com muito desconto no Hotel Hurbano – HURB
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

» Acesse Sua Viagem Online e seja um dos nossos leitores e receba muitos descontos a qualquer momento.

 

Sair da versão mobile